Dois lusos nos dez melhores do FIM MiniGP

Pedro Matos e Martim Marco ficaram entre os dez melhores no final do FIM MiniGP em Valência.

573

Destinado a jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos de idade o FIM MiniGP terminou esta manhã em Valência. Oriundos dos quatro cantos do planeta foram 30 os pilotes de uma dezena de nações que marcaram presença na prova e entre eles estiveram três portugueses, os três primeiros da classificação do campeonato português que os apurou para a final mundial.

Pedro Matos, Martim Marco e Lourenço Vicente foram os fieis guardiões da ‘corôa’ nacional e foi com muita ambição e vontade de vencer que rumaram até á cidade mediterrânica onde numa pista construída quase propositadamente para o evento encontraram todo o mediatismo do mndial MotoGP, com muita atenção da imprensa, transmissão televisiva pelas mesmas vozes que habitualmente dão voz ao campeonato maior…enfim, o verdadeiro ambiente de uma prova de MotoGP.

Mediatismos á parte os três mosqueteiros nacionais voltaram a mostrar todo o potencial que é reconhecido aos pilotos lusos e no final dois deles colocaram mesmo a bandeira nacional entre os dez melhores, feito igualado pelos espanhóis num ‘top ten’ onde os italianos foram três. Pedro Matos foi o sexto classificado e Martim Marco o nono numa classificação sem Lourenço Vicente que infelizmente não conseguiu apurar para a final.

Com um total de três corridas no programa as duas primeiras contaram com pontuação regular no seu final, mas a terceira e última corrida valeu pontos a dobrar para todos os pilotos. SExto classificado na abertura de hostilidades Pedro Matos cedo se colocou na linha de candidatura para um lugar entre os cinco melhores, o que acabou por não conseguir depois de ter sido nono na segunda corrida. A fechar esta primeira experiência no FIM MiniGP o piloto de Vila Nova de Santo André enveu-se na luta por um lugar de pódio mas acabou novamente por ser o sexto.

Martim Marco andou sempre mais atrás e depois da 10ª posição na primeira corrida e o 13º na segunda o piloto de Coimbria puxou dos galões e encerrou a corrida ‘dourada’ com um fantástico oitavo lugar.

No final desta primeira edição da FIM MiniGP World Series Portugal viu dois dos seus pilotos entre os dez melhores, ficando claro que o trabalho na formação e iniciação de pilotos vai continuar de forma a ajudar o mais possível para que num futuro próximo mais pilotos portugueses possam alinhas em provas além fronteiras.