Lusos mostram credenciais no FIM MiniGP

Os dois pilotos lusos presentes em Valência deram excelente conta de si

1024

Após uma bem animada temporada em vários kartódromos nacionais foram dois os pilotos lusos que estiveram presentes na final mundial do FIM MiniGP, competição que pelo segundo ano se realizou em Valência e onde estiveram quase quatro dezenas de pilotos oriundos de 16 de nações.

O kartódromo do Circuito Ricardo Tormo foi o cenário para o evento e durante dois dias recebeu as equipas de diversas nações, compostas por dois elementos cada. A defender as cores nacionais estiveram em pista Pedro Matos e Tiago João, eles que foram os dois primeiros no campeonato português.

Com tratamento semelhante a uma prova de MotoGP em termos de cobertura mediática Pedro Matos aproveitou da melhor forma a sua experiência – esteve também na final em 2021 – e fechou os treinos cronometrados em sexto, sendo o estreante Tiago João o 26º, prestações que valeram o apuramento directo para as finais a Pedro Matos e a possibilidade de o conseguir nas repescagens a Tiago João.

Com duas corridas e uma Super Final – que valia o dobro dos pontos – Pedro Matos fechou todas as corridas entre os dez primeiros, tendo conseguido na primeira delas o sétimo posto, melhorando para um fantástico quarto lugar na segunda corrida e um sexto na Super Final, resultados que lhe valeram os sexto lugar na classificação global.

Com menos experiência a este nível o brigantino Tiago João alinhou nas duas corridas de repescagem para assegurar o 10º e o 8º lugar em cada uma delas, posições que não garantiram o acesso ás corridas principais. Nota para o segundo melhor tempo em corrida conseguido pelo jovem piloto no primeiro confronto, espelhando todo o seu potencial e evolução ao longo de uma competição totalmente distinta daquelas a que está mais familiarizado.

No final os dois jovens receberam ainda a visita de Fabio Quartararo, o campeão do mundo MotoGP em título que mais uma vez esteve presente e junto de Jorge Viegas, Carmelo Ezpeleta e Manuel Marinheiro se mostrou como um verdadeiro embaixador deste campeonato.

Artigo anteriorCabá encurta distância para o líder do Campeonato
Próximo artigoMundial Side Car Cross regressa a Portugal