Um regresso animado do CNV ao Estoril

872

Da chuva de sábado a um final em grande no domingo, não faltaram emoções no Estoril para a segunda ronda do Campeonato Nacional de Velocidade.

O Campeonato Nacional de Velocidade regressou ao Circuito do Estoril para a sua segunda jornada da época. Foi um fim de semana que começou com chuva, mas em que nem o tempo cinzento no domingo, ou o fim de semana prolongado, afastaram os motociclistas, que encerraram o dia com um grande desfile no traçado do Estoril, assinalando também o final do Paddock MotoFest, cuja primeira edição animou paddock do circuito.

Alexandre Cabá

No sábado a chuva fez a sua – prevista – aparição, prolongando-se até ao início da tarde. Com o adiamento da 1ª corrida de Naked Bikes/TLC para o dia seguinte, em virtude de uma questão de ordem técnica, foram os pilotos de 85GP/Moto4 e MIR Moto 5 a abrir a contenda. Alexandre Cabá (Beon), uma vez mais o único presente em Moto4, venceu com grande à-vontade, enquanto Henrique Vicente e Lourenço Vicente disputavam a primazia entre as MIR Moto5, uma grande duelo com vantagem final para Henrique Vicente pela ínfima margem de 0,047s. Seguiram-se Tomás Carneiro, João Freire, Carolina Azevedo e Lara Pinto.

Lourenço Vicente e Henrique Vicente

Na Copa Dunlop Motoval, Rafael Ribeiro (Yamaha) vencia a geral e a classe 2, mantendo-se invicto, após uma boa luta com Rui Palma (BMW), novamente segundo, agora na frente da Ducati Panigale V2 de Leungo Gaorekwe, sendo este também o pódio da classe. Em 4º lugar da geral, Afonso Sousa (Kawasaki) vencia a classe 1 à frente de Wagner Pederneira (Kawasaki) e Vítor Silva (Honda).

Chegava então a vez da corrida que agrupava as SBK com as Superstock 600, com Ricardo Lopes (Honda CBR1000RR) a sair na frente, seguido das Yamaha ‘seiscentos’ de Gonçalo Ribeiro e Martim Marco. Nota para a estreia nesta corrida de Tomás Alonso nas STK600 (apenas no sábado), ele que iria alinhar também, como habitualmente, em SSP300.

Ruben Macuá e Ricardo Lopes

Na frente, Ricardo Lopes comandava mas, atrás de si, Ruben Macuá (Yamaha R1) passou as R6 e subiu ao 2º posto, recuperando até terminar a somente 0,239s do Lopes na bandeirada de xadrez, com Gonçalo Ribeiro mais distante a assegurar o 3º posto e a terceira vitória do ano em STK600. Rodrigo Valente (4º) e Isaac Rosa (6º) completaram o pódio das STK600, com Miguel Romão (5º) a ser 3º nas SBK.

Gonçalo Ribeiro

Finalmente, em Supersport 300/Pré-Moto3, viveu-se uma grande discussão a três entre Dinis Borges, Martim Jesus e Tomás Alonso, todos em Kawasaki Ninja 400, com Borges a vencer por apenas meio segundo sobre Jesus e Alonso, estes últimos separados por somente duas milésimas, com vantagem para Martim Jesus. Vasco Fonseca (Beon), Tiago Martins (Beon) e Tiago João (Motochanics) compunham o pódio de Pré-Moto3.

No domingo as nuvens permaneceram ameaçadoras mas a chuva esteve arredada do Circuito do Estoril, com mais público a chegar para o espetáculo e para o evento que se realizava no paddock, o Paddock MotoFest.
As corridas do Campeonato Nacional de Naked Bikes realizaram-se ambas no domingo, com a primeira a abrir o programa e uma enorme luta entre a BMW S1000R classe NB1 de Duarte Amaral e a Triumph Street Triple 765RS classe NB2 de Frédéric Bottoglieri. A vitória de Duarte Amaral foi arrancada mesmo em cima da meta e apenas confirmada no photo-finish, pela ‘microscópica’ vantagem de 1 milésima de segundo. Luís Franco (Aprilia Tuono) era terceiro a quase meio minuto.

Frédéric Bottoglieri e Duarte Amaral

A segunda corrida das Naked teve um final semelhante, mas desta feita com Duarte Amaral a bater Bottoglieri por 0,2s e Ricardo Almeida (BMW S1000R) a fechar o pódio). Fernando Mercier (Suzuki) voltou a ser o único inscrito no Troféu Luís Carreira, mas apenas realizou a primeira corrida, que viria a abandonar.
Na segunda corrida das 85GP/Moto4 e MIR Moto5 Alexandre Cabá repetiu a exibição da véspera, vencendo com ampla vantagem, enquanto, entre as Moto5, Lourenço Vicente desta vez triunfou com autoridade, relegando Henrique Vicente para o 3º lugar da geral e 2º da classe MIR Moto5, à frente de Tomás Carneiro.

Rafael Ribeiro

Na Copa Dunlop Motoval, Rafael Ribeiro fazia a ‘dobradinha’ e assinava o quarto triunfo da época em outras tantas corridas. Leungo Gaorekwe e Alexandre Suati completavam o pódio da geral e da classe 2. Na classe 1, vitória para Ricardo Rodrigues (Yamaha), seguido de Wagner Pederneira (Kawasaki) e Manuel Teixeira (Kawasaki).

Na segunda corrida de SBK/STK600 assistiu-se a nova luta entre Ruben Macuá, que tinha assinado uma grande partida, e Ricardo Lopes. Mas, na antepenúltima volta, um erro de Ricardo Lopes deixava Macuá isolado rumo à vitória, perdendo também o 2º posto da geral para Gonçalo Ribeiro, que voltava a vencer entre as ‘seiscentos’.
Finalmente, na corrida reservada às SSP300 e Pré-Moto3, Tomás Alonso puxava dos galões para vencer com 0,7s de vantagem sobre Dinis Borges, com o espanhol Daniel Miralles a subir ao lugar mais baixo do pódio. Vasco Fonseca, Vasco Camoesas e Tiago Martins terminavam no pódio de Pré-Moto3, por esta ordem.

Vasco Fonseca

As corridas de domingo foram transmitidas em streaming e podem ser vistas em https://www.youtube.com/watch?v=z1vudZhJmJc

Depois da segunda corrida de Naked Bikes, que já referimos e fechava o programa, faltava ainda a ‘cereja no topo do bolo’ para este fim de semana de corridas: a parada de motos inserida no programa do Paddock MotoFest. Durante três voltas, atrás de um carro de serviço, um longo cortejo de motociclistas percorreu o traçado do Estoril, terminando em grande este evento que será repetido em setembro, quando da terceira visita do CNV ao Circuito do Estoril.

A terceira prova do Campeonato Nacional de Velocidade 2024 tem lugar a 20 e 21 de julho no Autódromo Internacional do Algarve.

Fotos: Hellofoto, Miguel Araújo

 

Artigo anterior26º Lés-a-Lés – Etapa 3: da Covilhã a Penafiel
Próximo artigoRoussaly carimbou o título!