BAIRRADA – Terras de Bem Viver e a Água

A Bairrada acolheu mais uma etapa do 24º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP.

43

A Região da Bairrada, tão bem conhecida pela sua gastronomia e enologia, é muito mais do que isso e foi em busca do “muito mais” que mototuristas de todos os cantos do país participaram, no passado fim-de-semana de 9 e 10 de Outubro, na 5ª jornada do 24º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP-2021.

Os cerca de 70 participantes em 51 motos foram à descoberta do que há para conhecer na região bairradina, desta vez pela mão do experiente e vetusto Moto Clube de Coimbra.

Com epicentro no Hotel Termas da Curia, o passeio teve início, sábado de manhã, como não poderia deixar de ser em casa do anfitrião, no belíssimo e cuidado Parque Verde de Coimbra, junto ao Museu da Água, seguindo de seguida rumo a norte, junto ao Mondego e piscando o olho ao Choupal.

Já na Bairrada, calcorreou-se por caminhos agrícolas envolvidos por extensos vinhedos, origem dos afamados néctares da região, com paragens culturais na Casa Rural Quinhentista, também referenciada como Casa dos Melos em Pampilhosa, bem como no Museu do Porco.

A manhã seguiu ainda com visitas à Casa Éfeso em Junqueira, uma das quatro réplicas da última morada da Virgem Maria e às Termas do Vale da Mó, sendo de seguida servido o almoço em buffet nas margens da Barragem da Gralheira.

A tarde foi dedicada à visita ao magnífico Sobreiro gigante em Belazaima do Chão, árvore nobre com mais de 300 anos e, de seguida, atravessando um acacial, foi tempo de descansar na praia do Alfusqueiro. Depois da merecida pausa, conheceu-se o imperdível Museu Nacional Ferroviário em Macinhata do Vouga com várias peças de relevo como quatro locomotivas a vapor, a mais antiga de 1886, bem como outro tipo de composições que testemunham mais de um século de história do caminho de ferro nos vales do Vouga e do Dão.

Espreitou-se então a Ponte Medieval do Marnel, também conhecida como Ponte do Cabeço de Vouga e por fim o Parque de Lazer da Boiça. Este parque situado em Valongo do Vouga constitui uma verdadeira casa dos rios onde muitas pessoas se deslocam para aprender com o projecto Águeda Concept. Também a ribeira foi transformada num verdadeiro laboratório de rios em cuja reabilitação foram implementadas várias técnicas de engenharia natural e ambiental.

Após uma noite bem dormida no Hotel Termas da Curia, o domingo iniciou-se com um percurso que levou os mototuristas até à Pateira de Espinhel, a maior lagoa natural da península ibérica, e ao Velódromo de Sangalhos e o seu magnífico museu das duas rodas, onde se encontram, não apenas múltiplas relíquias da indústria motociclística Portuguesa mas também um vasto espólio dedicado ao ciclismo e às diversas lendas que saíram da região de Sangalhos e do seu clube histórico.

Por fim, depois de uma breve passagem pela Lagoa de Torres para reforço alimentar gentilmente oferecido pela Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro, foi tempo de terminar o passeio com a visita ao Museu do Vinho Bairrada em Anadia onde podemos ver e aprender sobre as diversas técnicas e utensílios ancestrais usados na produção, engarrafamento e manutenção do vinhos e interactivamente ver como são feitos nos nossos dias e verificar que os processos são exactamente os mesmos. Apenas mudou a maquinaria.

Por fim o grupo dirigiu-se em alegre caravana até ao almoço que decorreu na Quinta das Muralhas em Pampilhosa do Botão.

À sobremesa foram anunciados os participantes mais atentos do passeio, tendo sido premiados o Vítor Olivença do Moto Clube de Albufeira como o mais atento, seguido pelo Rui e Teresa Sousa da Marinha Grande (não perderam o jeito) e o Rui Oliveira e Vera Cardoso do Góis Moto Clube. Todos levaram para casa uma garrafa de vinho da região e um Voucher de desconto BMW.

A equipa da organização do Moto Clube de Coimbra encabeçada pelo José Valença está de parabéns pelo excelente passeio e simpático acolhimento que proporcionou a todos os participantes.

A 6ª e última jornada do troféu terá lugar na zona de Guimarães pela mão dos Conquistadores de Guimarães, nos próximos dias 6 e 7 de Novembro. A não perder!

Álbum de fotos (obrigado a João Krull pela colaboração): https://we.tl/t-2vNilVStD4

José Garcia

Comissão de Mototurismo da FMP