Lés-a-Lés: todos os caminhos vão dar a Portimão!

1348

Em semana de Portugal de Lés-a-Lés aumenta consideravelmente a animação motociclística em todas as estradas do mapa continental.

Muitos são os mototuristas que não querem perder a grande aventura anualmente organizada pela Federação de Motociclismo de Portugal e, ano após ano, apresentam-se à partida da grande maratona. Em 2024, Portimão marca o arranque da 26.ª edição, acolhendo os motociclistas na quinta-feira, dia 6 de junho, para as Verificações Técnicas e para o Passeio de Abertura. Momento de reencontro que servirá também para colocar a conversa em dia numa das muitas praias ou esplanadas do concelho portimonense, antes da partida, madrugadora, na sexta-feira, rumo a Évora.

Assim, durante os próximos dias, muitas motos rolarão rumo ao Algarve, através das estradas nacionais ou autoestradas, aconselhando-se todos os cuidados indispensáveis em estrada e as paragens para descanso e hidratação nas áreas de serviço BP. O patrocinador do Lés-a-Lés estará atento, como sempre, às necessidades dos motociclistas que deverão, por seu lado, ter particular atenção aos pneus. Manter a pressão de ar correta e verificar algum desgaste anormal são cuidados a ter, sendo que, em caso de necessidade, a Dunlop e os técnicos da Motoval estarão em Portimão para dar toda a ajuda e, se necessário, até trocar os pneus.

O estado dos pneus será, aliás, um dos pontos analisados com mais pormenor durante as Verificações Técnicas, que terão lugar entre as 10 h. e as 16 horas, na zona ribeirinha, nas margens do Rio Arade, nas proximidades do Clube Naval de Portimão. Local onde serão verificados os documentos da máquina (livrete e seguro) e do condutor (licença de condução) mas também o nível sonoro do escape dentro do permitido no respetivo livrete, a matrícula homologada, os retrovisores, luzes e piscas em perfeito estado de funcionamento ou ainda a existência obrigatória de um kit ou ferramenta para reparar um eventual furo no pneu.

Depois haverá tempo para aceder ao novo sistema de navegação com ajuda eletrónica para a leitura do tradicional ‘roadbook’, criado pela empresa portuguesa Thork Racing. Trata-se da aplicação DMD2, para já disponível apenas para smartphones ou tablets com sistema operacional Android, podendo ser descarregada no Google Play. A partir das Verificações estarão disponíveis as funcionalidades que vão ajudar na navegação, sem medo de falhar a rota correta, mas sem perder as enriquecedoras explicações sobre a arquitetura, cultura, paisagens, gastronomia, história, fauna e flora de cada região atravessada. Um percurso extremamente variado no regresso à zona raiana e que pode começar a ser descoberto neste vídeo de apresentação.

O Gabinete de Imprensa
Portugal de Lés-a-Lés

Artigo anteriorCNV & Paddock MotoFest: animação dentro e fora da pista!
Próximo artigoSupermoto regressa em Portalegre