CNV 2016: Festa no Estoril

554

TiagoMagalhaes
Com um vasto e variado programa de actividades e corridas a terceira prova do campeonato nacional de velocidade realizada no passado fim-de-semana no Circuito do Estoril foi um verdadeiro sucesso.
Com quase uma centena de pilotos em pista distribuídos pelas diversas classes que integram o campeonato e com muitas actividades paralelas a cargo seja de equipas ou da organização, o paddock mostrou vida, côr e alegria como apenas uma prova de motociclismo pode trazer a um circuito.

Com as corridas a serem o prato forte de todo o fim-de-semana, a Copa Motoval realizou aqui mais duas provas e depois do sucesso das primeiras no arranque do campeonato estiveram desta feita presentes 27 pilotos, sendo ambas as corridas ganhas por Gonçalo Ferreira.
Nas Clássicas foi grande a luta pela vitória que envolveu Bernardo Villar e António Machado, com o primeiro a conseguir subir ao degrau mais alto do pódio com uma diferença inferior a meio segundo no final de nove intensas voltas aos 4.182 metros do circuito, ficando Rodrigo Amaral no terceiro posto.
Na Taça Luis Carreira – ENI foram os mesmos três a vencer nas duas passagens pela pista. António Maximiano ganhou ambas as corridas em termos de geral e na classe SBK, o mesmo fazendo João Curva nas Open e José Teixeira nas SS. Em estreia absoluta o Kawasaki ZCup teve três pilotos em pista, com Paulo Vicente a vencer a primeira corrida e Miguel Sousa a segunda.
Nas classes de iniciação, que mais uma vez contaram com os pilotos do Troféu NorteSul Team, Angel Outurelo venceu nas Moto4, e David Ferreira foi o melhor na Prémoto3 na frente de João Marinho.
Finalmente nas duas principais categorias do campeonato, Superbikes e Superstock 600, Tiago Magalhães venceu pela segunda vez este ano ao levar a melhor sobre Rui Reigoto – que liderou nas duas primeiras voltas – no final de 16 animadas voltas ao traçado onde Tiago Magalhães rodou mesmo em duas voltas consecutivas no segundo 43, fazendo em definitivo a diferença para o rival. Os dois da frente cedo descolaram do restante pelotão e deixaram Ivo Lopes – o melhor em Superstock 600 – a discutir o degrau mais baixo do pódio em termos absolutos com Rui Marto e Pedro Monteiro.
Na fase final pareciam poder se aproximar de Rui Reigoto para discutir o segundo posto – Magalhães rodava já isolado para cruzar a meta com mais de doze segundos de vantagem – mas Reigoto manteve-se a salvo de qualquer ataque e viu mesmo Rui Marto subir ao pódio final depois de tanto Lopes como Monteiro terem ocupado essa mesma posição ao longo da corrida. Ivo Lopes atrasou-se igualmente na fase final da corrida, mas voltou a vencer nas Superstock 600.
Fechava assim de forma bem animada um fantástico dia de corridas no Circuito do Estoril, que ficou igualmente marcado por muita actividade ao redor da pista.
Iniciação à velocidade
Foram quatro as dezenas de jovens entre os oito e os 12 anos de idade que estiveram no paddock do Estoril. Numa iniciativa promovida pela FMP, Motor Clube do Estoril e Motoval as inscrições rapidamente se esgotaram e foi em ritmo constante que muitos descobriram a condução de uma moto pela primeira vez, em elevadas condições técnicas e de segurança, numa clara demonstração de que a iniciativa terá mesmo que continuar a existir nos próximos eventos agendados para o o traçado.
Exposição motos clássicas
Com os motores a dois-tempos a serem o elo de ligação entre todas elas estiveram igualmente em exposição ao longo de todo o programa do evento, e os proprietários que o desejaram tiveram mesmo a oportunidade de efectuar uma volta em parada ao circuito, dezena e meia de motos de competição com historial nas suas ‘carreiras’. Motos que pertenceram a campeões nacionais ou mesmo campeões do mundo, algumas únicas em todo o planeta, e que trouxeram recordações aos mais saudosistas ou levaram à descoberta do motociclismo de outras eras pelos mais novos que vão descobrindo o fantástico mundo das duas rodas de competição.
‘Guest-Ride’ bem especial
Igualmente durante o dia de Domingo duas das equipas presentes no campeonato nacional, a Zanza Racing Team de Rui Marto, e o Team Motards do Ocidente em parceria com a FMP, a Motoval, o Motor Clube do Estoril e a BMW Motorrad Portugal, levaram a cabo uma acção bem especial que permitiu a membros da Associação de Surdos do Concelho de Sintra descobrir as emoções de rodar numa pista como o Circuito do Estoril à pendura de três fantásticos modelos BMW que foram conduzidos pelos piloto da equipa (Marto e Pedro Flores). Uma forma distinta de aproximar o motociclismo de competição junto de pessoas que mostram tanta ou mais paixão apesar das limitações. Uma iniciativa que promete ter continuidade lado a lado com outros parceiros.
O Circuito do Estoril foi assim o cenário de eleição para um grande fim-de-semana de corridas e de motociclismo em diversas vertentes, num ambiente de festa que encheu de ruído, adrenalina e vida tanto a pista como o paddock, ficando para muitos o desejo de que rapidamente chegue o mês de Setembro quando o campeonato regressar ao Circuito do Estoril.
RESULTADOS COMPLETOS

Artigo anteriorCNE: Correia melhor na festa de Águeda
Próximo artigoTrial Indoor começa em Esposende