Estoril consagrou primeiros campeões no CNV

Romeu Leite e Tomás Alonso asseguraram no Estoril os primeiros títulos do ano.

1552

De volta ao tapete de asfalto do Circuito do Estoril após duas provas realizadas no Autódromo Internacional do Algarve, o campeonato nacional de velocidade ‘encontrou’ no passado fim‑de‑semana os primeiros campeões do ano 2021. Romeu Leite nas Superbike e Tomás Alonso nas Supersport 300 são os primeiros a vencer de forma absoluta no CNV 2021.

Com temperaturas elevadas e quase com ausência total de vento o CNV regressou ao Estoril para o seu penúltimo fim‑de‑semana do ano, o derradeiro para as Supersport 300 por força da corrida dupla que fizeram em Maio aquando da passagem do mundial Superbike pela pista junto a Cascais.

Com Ivo Lopes novamente fora da pista na classe rainha Romeu Leite ‘agarrou’ da melhor forma a primeira oportunidade para se sagrar campeão nacional e logo nos treinos assegurou a ‘pole’ para ambas as corridas. Na primeira venceu com mais de 18 segundos face a Tiago Morgado e Tiago Pires, este a conseguir já no fecho da última das 15 voltas a ultrapassagem que lhe valeu o primeiro pódio na classe na frente de Ricardo Lopes e Mário Alves.

Na segunda corrida Romeu Leite teve em Tiago Cleto um grande adversário e no final foi mesmo este a conseguir a vitória com uma reduzida margem de apenas 103 milésimas de segundo. Romeu Leite cruzou a linha de meta em segundo para festejar a conquista do título na frente de Tiago Morgado, de novo no pódio. Tiago Pires foi o quarto na frente de Ricardo Lopes. No campeonato Romeu Leite é já o sucessor de Ivo Lopes mas a questão do segundo lugar está ainda por decidir pois Tiago Cleto está agora a apenas 11 pontos de Ivo Lopes quando estão ainda 50 pontos para atribuir no campeonato.

Nas Superstock 600, que em 2021 têm acolhido ‘sangue novo’ vindo das Supersport 300, Vasco Esturrado foi o vencedor da primeira corrida com quase cinco segundos de vantagem sobre Pedro Fragoso. Paulo Leite e Ricardo Silva ficaram logo atrás. Mas na segunda corrida Fragoso devolveu a derrota ao algarvio e foi ele o primeiro na linha de meta na frente de Esturrado, Ricardo Silva e Paulo Leite. No campeonato são quatro os pontos que separam Pedro Fragoso de Vasco Esturrado e apenas na derradeira corrida do ano se saberá quem é o vencedor na classe em 2021.

Nas Supersport 300 Tomás Alonso não precisava de vencer para se sagrar campeão nacional pelo segundo ano consecutivo, mas depois de conseguir a ‘pole’ na qualificação o piloto de Odivelas voltou a discutir a vitória com Dinis Borges, o seu opositor nesta época 2021. No final, e após duelo intenso entre ambos, Alonso venceu pela quarta vez na temporada – com apenas 48 milésimas de segundo de diferença – e segurou no seu palmarés o ceptro. Dinis Borges foi o segundo na frente de Isaac Rosa que pela primeira vez subiu ao pódio no CNV após um duelo animado com Madalena Simões, a quarta classificada a apenas cinco milésimas do rival de Loulé. David Ferreira fechou os cinco primeiros num pelotão com 16 pilotos onde se notou a estreia absoluta na classe de Bruna Santos.

Nas Pré-Moto3 não faltou também animação com Gonçalo Ribeiro e o espanhol Fernando Bujosa a levarem até á linha de meta a discussão pelo primeiro lugar. Bujosa fez aqui a sua primeira corrida aos comandos de uma Pré-Moto3 – habitualmente alinha no ESBK com uma Moto4 na equipa de Miguel Oliveira – e deu muito boa de si ao lutar com o rival de Losada até á linha de meta. No final foram apenas 62 as milésimas que os separaram. Tiago Balhé fechou o pódio após as 14 voltas de corrida na frente de Rui Afonso.

Nas Moto4 foi Afonso Almeida quem venceu na frente de Pedro Matos e Francisco Pires depois de rodarem sempre muito separados. Gonçalo Capote regressou ás vitórias – o que não acontecia desde a anterior visita ao Estoril – e conquistou mais cinco pontos a Alexandre Cabá numa corrida onde Lourenço Vicente subiu pela terceira vez consecutiva ao pódio. Oito pontos separam agora Capote de Cabá na luta pelo campeonato antes da prova de encerramento do ano a realizar também no Estoril.

Como sempre, e de forma bem animada, estiveram também no Estoril os pilotos dos diversos troféus que integram o campeonato. Na Taça Luis Carreira o vencedor da primeira corrida na classe Open foi João Curva, Bernardo Villar foi o vencedor nas Open R, Afonso Cruz nas SBK, Augusto Machado nas SBK R e Luis Belchior nas SS, sendo de destacar que neste pelotão esteve Alexandre Laranjeira aos comandos de uma Honda CBR 900. No segundo dia de competição todos replicaram as suas vitórias nas respectivas classes.

Nas Z e Tuono Cup Frederic Bottoglieri foi o vencedor na primeira corrida das Kawasaki ZCup e Pavel Bogdanov foi o mais rápido nas Aprilia Tuono Cup. Bottoglieri repetiu a dose na segunda corrida das Kawasaki, tal como Pavel Bogdanov nas Tuono Cup. Na Copa Dunlop Motoval Eduardo Monteiro foi o vencedor no Sábado para a Classe 1 e André Gonçalves na Classe 2, com 17 pilotos a preencherem a grelha de partida. Na segunda corrida Na segunda corrida ambos voltaram a repetir as vitórias para fecharem da melhor forma um fim‑de‑semana de muita acção e boas corridas no Circuito do Estoril. A próxima prova, a derradeira do ano, será novamente realizada no Estoril nos dias 30 e 31 de Outubro.

Artigo anteriorTrial2 Women: Mariana Afonso em Espanha
Próximo artigoCNMX – Jogos Santa Casa: Regresso á catedral de Águeda