Com quase centena e meia de pilotos em pista oriundos de 32 nacionalidades começa este fim-de-semana no Estoril a 25ª edição do FIM Junior GP. A ‘universidade’ de todos aqueles que aspiram ascender ao ‘paddock’ do MotoGP inicia novamente o seu ano desportivo no Circuito do Estoril.
Anfitriões de três grandes eventos ao longo deste mês de Maio o Motor Clube de Estoril preparou ao pormenor a recepção ao pelotão e contará com mais de três centenas de elementos na sua ‘equipa’ e juntamente com a Federação de Motociclismo de Portugal o clube reconhece na voz do seu presidente, António Lima, a importância maior do apoio das entidades oficiais ‘…como o IPDJ, a Câmara Municipal de Cascais e o Turismo de Cascais.’
Em cerimónia de apresentação realizada junto aos Paços do Concelho em Cascais estiveram presentes todas as entidades oficiais lado a lado com os dois pilotos que vão defender as cores nacionais na prova, Gonçalo Ribeiro e Miguel Santiago. O primeiro alinha pelo segundo ano consecutivo na competitiva European Talent Cup e pretende melhorar a 26ª posição conseguida no ano passado mas o seu primeiro desafio será ultrapassar a fase de qualificação onde estarão meia centena de pilotos com idades a partir dos 13 anos, os mais jovens em pista. Já Miguel Santiago irá fazer a sua estreia nas Stock 600, categoria que compete lado a lado com o campeonato Europeu Moto 2, ele que em 2021 esteve no pelotão do campeonato do mundo Supersport 300.
A principal categoria deste FIM JuniorGP será mais uma vez o Mundial Junior Moto3, competição onde estão aqueles que mais perto estão do ‘paddock’ do Mundial e por onde passaram todos ou quase todos os que actualmente militam no mundial MotoGP, como Miguel Oliveira, Maverick Viñales, Jack Miller, Marc Marquez, Joan Mir, Alex Rins e muitos outros.
Com um intenso programa de corridas agendado para Domingo a prova pode ser acompanhada pelo público com acesso gratuito à Bancada A do circuito sendo que para aceder ao ‘paddock’ terá que ser adquirido um bilhete no valor de 10 euros.