Novos Formatos no Motocross em 2022

O campeonato nacional motocross terá novidades em 2022.

1625

Aproximamo-nos do arranque da temporada 2022, com novidades no formato do Campeonato Nacional de Motocross.

O objetivo passa por criar o escalonamento certo na evolução do piloto, alinhado com os campeonatos além-fronteiras, de forma a reforçar a aposta na formação e evolução dos pilotos nas suas carreiras.

Os campeonatos MX65 e MX85 vão estar presentes em praticamente todas as rondas do Campeonato Nacional de Motocross, enquanto o MX50 irá igualmente estar em algumas do CNMX, e outras em circuitos mais acessíveis, que permitam a evolução certa dos jovens atletas.

Quanto aos escalões principais, regressa o formato de uma manga de MX2, uma manga de MX1 e a manga MX Elite. A grande novidade, são as outras classes a correrem em conjunto com MX2 e MX1.

No que respeita à manga de MX2, conta igualmente para o novo campeonato de MX125 Junior. Esta alteração tem como objetivo dar a continuidade certa aos pilotos que sobem de MX85, bem como as bases de pilotagem, e igualmente perfilar com o campeonato europeu EMX125.

Em MX1, aparece agora um novo Campeonato. Trata-se de MX Veteranos. Há cada vez melhores pilotos que completam pelo menos 36 anos no ano civil do respetivo campeonato, tendo agora a possibilidade de contar para este novo desafio.

A tabela de prémios foi reforçada. Haverá mais prémios em disputa, tanto nas mangas de MX2 e MX1, como na manga MX Elite.

Está também a ser feito um reforço da imagem e divulgação da modalidade, elevando a visibilidade a pilotos, equipas, organizações e patrocinadores.

Todos os detalhes serão revelados com a publicação do Regulamento Geral de Motocross 2022, a anunciar nas próximas semanas.