Felgueiras pronta para festa rija

A cidade de Felgueiras acolhe o arranque do Portugal de Lés-a-Lés 2019.

2060

Já mexe a maior aventura mototurística da Europa! Se, a partir de Sábado, todos os caminhos vão dar a Felgueiras, destino de mais de 2000 motociclistas, a verdade é que, na Capital do Calçado já se trabalha para um arranque perfeito do 21º Portugal de Lés-a-Lés. A preparação dos materiais a entregar aos elementos das 907 equipas, nomeadamente o mais extenso ‘road-book’ de sempre, com 71 páginas cada, em total superior a 700kg de papel, ocupa duas dezenas de elementos de clubes, nomeadamente do local Felroad, e da Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal, elementos que não se poupam a esforços para que, na manhã de Domingo, a partir das 9 horas, tudo esteja pronto para as Verificações Técnicas e Documentais na muito agradável Praça Doutor Machado de Matos, disponibilizada e engalanada pela Câmara Municipal de Felgueiras. Depois, e enquanto os primeiros participantes arrancam para o Passeio de Abertura, outros, as equipas com números mais altos, continuarão a comprovar as boas condições de circulação das suas motos, imprescindível para máxima segurança ao longo dos 1255 quilómetros do evento que, multiplicados pelas mais de 1900 motos inscritas, acumulam 2,4 milhões de quilómetros. Sem contar com a ida até ao local de partida e o regresso a casa…

Esta praça será, aliás, palco de toda a acção ao longo do fim-de-semana, onde terão lugar as verificações, mas também onde estarão os espaços dos patrocinadores BMW, BP, Dunlop, NEXX, Touratech e Agência Abreu, além da presença de apoiantes como a Brisa, Ducati, Yamaha, Suzuki ou Kawasaki entre outras e, não menos importante, onde estará instalado o palanque do qual serão dadas as partidas para o Passeio de Abertura, no Domingo, e para a 1º etapa, na madrugada de segunda-feira.

Música, muita música, e os golos da seleção de todos nós

No local haverá ainda palco especial, no qual atuarão os Fly Tribute U2, às 22 horas de sábado, seguindo a festa com diversos DJ’s, enquanto no Domingo, a partir das 19h45m, será possível assistir, em ecrã gigante e ambiente único, à Final da Liga das Nações, em jogo de enorme expectativa que opõe Portugal e Holanda. Além de ali estarem instaladas muitas tasquinhas onde é possível ir ‘mordendo’ qualquer coisa, para compor o estômago e afastar os nervos e para descontrair, mais tarde, a partir das 22 horas, com concerto protagonizado pelo grupo Sons do Minho.

Mas isto só depois de um muito promissor Passeio de Abertura que, ao longo de 70 quilómetros promete enorme surpresa, mostrando imensos pontos de interesse arquitetónico, paisagístico e histórico, estilhaçando o mito de que Felgueiras é concelho limitado a instalações fabris vocacionadas para o têxtil e calçado e unidades industriais de outras áreas. E que vai deixar saudades quando a enorme caravana internacional de despedir rumo a Lagos, onde chega no dia 12 de junho, quarta-feira, não sem antes parar na Figueira da Foz e Arruda dos Vinhos.

Artigo anteriorJovens pilotos chegam a Abrantes
Próximo artigoSurpresas naturais em Felgueiras