Velocidade com arranque animado no Estoril

O Nacional de Velocidade começou no Circuito do Estoril.

1715

O Circuito do Estoril foi este fim‑de‑semana o cenário da primeira prova do CNV 2019, cabendo ao Motor Clube do Estoril receber as quase nove dezenas de pilotos que se dividiram pelas diversas categorias que integram o campeonato que estreou um novo formato no que diz respeito á classe maior, as Superbike, agora com duas corridas por fim‑de‑semana.

Depois de uma longa espera foram finalmente reveladas as cores 2019 em toda a sua plenitude, com o sol que marcou o fim‑de‑semana a ser igualmente ajuda importante para trazer mais calor aos duelos travados em todas as frentes. Aos comandos de uma nova máquina, uma BMw S1000RR, Ivo Lopes foi o autor da ‘pole’ para a primeira corrida das Superbike – realizada na tarde Sábado – corrida essa que foi decidida apenas depois do final das 15 voltas. André Pires foi o primeiro na linha de meta mas seria depois desclassificado ficando a vitória nas mãos do regressado Pedro Nuno, novamente em pista depois de uma longa recuperação desde o terrivel acidente sofrido em Espanha em 2017.  Uma vitória saborosa para o piloto do Porto Alto, que fechou assim a primeira corrida do ano na frente de Tiago Magalhães e Rui Reigoto.

A segunda corrida, realizada já no Domingo, viu Ivo Lopes conseguir novamente a ‘pole’, posição que converteu na primeira vitória do ano ao bater André Pires e Pedro Nuno. Lopes tinha sido sexto no dia anterior e assim vingou a ausência do pódio no Sábado numa corrida onde Tiago Magalhães caiu na sexta volta na Curva 1 conseguindo depois terminar a prova na nona posição pensando nos pontos para o campeonato que depois do que foi visto neste arranque de nova época promete ser bastante animado e discutido.

Nas Pré-Moto3 e Supersport 300, que dividem a mesma grelha de partida, Kiko Maria este superior aos adversários nas Pré-Moto3 para assinar a primeira vitória do ano, deixando atrás de si uma intensa luta pela vitória nas 300. Tomás Alonso foi quem levou a melhor no final de um intenso duelo, batendo Pedro Fragoso por menos de oito décimas de segundo após uma corrida onde Vasco Esturrado esteve igualmente envolvido na luta até ser vitima de uma queda que o deixou fora do pódio, encerrado por Miguel Santiago. Nas 85cc venceu Nuno Ribeito e nas Moto5 foi Ivan Hernandez o primeiro classificado.

A ronda inaugural do campeonato contou igualmente com os pilotos da Copa Dunlop Motoval, que cumpriram como sempre duas corridas ao longo do fim‑de‑semana. No primeiro dia foi Jaime Coelho quem se estreou a vencer na classe 1 e António Geirinhas na classe 2. No derradeiro confronto, novamente com 10 voltas realizadas ao Circuito do Estoril, Jaime Coelhou voltou a saborear o champanhe da vitória, cabendo a Tiago Pires a vitória na classe 2.

No Troféu ENI – Taça Luis Carreira, que novamente divide as linhas de arranque com as cada vez mais representadas ZCup da Kawasaki, foi João Curva o vencedor da primeira corrida Open e Ricardo Almeida nas SBK, prestações que repetiram na segunda corrida realizada neste arranque de campeonato. Entre as verdes da ZCup foi Luis Franco quem venceu a primeira corrida, repetindo a subida ao degrau mais alto do pódio no segundo duelo. A próxima prova do campeonato, a segunda do ano, leva pilotos e equipas até ao traçado do Autódromo Internacional do Algarve nos 18 e 19 de Maio.

Nota ainda para a acção da Operação Nariz Vermelho que espalhou os ‘narizes’ pelos comissários e elementos do Motor Clube do Estoril que rapidamente esgotaram a centena de ‘narizes’ trazidos para o Estoril pelo piloto Pedro Flores, com o dinheiro angariado a ser entregue á conhecida associação dos ‘Doutores Palhaços’. A moto de Pedro Flores será ela uma embaixadora da Operação Nariz Vermelho ao longo deste ano de 2019.

Artigo anteriorValpaços recebeu Mundial de Enduro
Próximo artigo21º LAL: Limite de 2000 participantes muito perto de ser atingido